Conflitos na escola tratados sob uma perspectiva construtivista


Carga horária: 15h - 4 X R$ 57,50 Certificação: ATTA Mídia e Educação

Em geral, os professores se sentem muito inseguros quando têm de lidar com conflitos porque compreendem conflitos como algo antinatural, como algo atípico das relações  humanas. Assim, procuram realizar intervenções que visam conter o conflito, resolvendo-o rapidamente. Perdem, assim, grandes oportunidades de aprendizagem.
No curso Conflitos na Escola, Telma Vinha, da UNICAMP, descreve o mecanismo pelo qual a escola e os professores usualmente se relacionam com as situações de conflitos escolares.
Prazo para conclusão do curso: 90 dias.

- FORMAÇÃO DE VALORES
-Por que seguimos valores? 
-Conhecimento e afetividade 
-Valores morais e não-morais 
-Conflitos entre valores 
-Sentimentos permitidos, atos limitados 
-Do princípio ao valor 
-Ação moral 
-Autonomia e heteronomia

- CONFLITOS=APRENDIZAGEM
-Conflitos como oportunidades de aprendizagem 
-Procedimentos que a escola em geral utiliza para lidar com os conflitos 
-Mecanismos de contenção 
-Estratégias de resolução pontuais e impulsivas 
-Transferências (ou "terceirização") do conflito 
-Punições 
-Recompensas 
-Consequências para o desenvolvimento sociomoral 
-Que tipo de pessoas estamos formando?

- PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA DOS CONFLITOS
-Oportunidades de aprendizagem 
-Sugestões de intervenções 
-Mediar e negociar 
-Ações planejadas 
-Orientações fundamentais da perspectiva construtivista 
-Descrição e articulação 
-Causas e consequências 
-Processo e produto

- REGRAS E PRINCÍPIOS
-Regras para quê? 
-Quantidade e qualidade de regras 
-Princípios e regras 
-Regras contratuais 
-Regras não-negociáveis 
-Pelo que vale a pena brigar?



R$ 230,00

4 X R$ 57,50


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